História

Surgiu em 2001, a partir da iniciativa de Rafael Bruzamolin, que enviou recados para pessoas em Curitiba que gostassem de futebol americano para se reunirem num campo de grama que se localizava atrás do Museu Oscar Niemeyer. Estes encontros, que passaram a ser frequentes, serviram de base para formar uma equipe de competição, batizado com o nome de Curitiba Brown Spiders, em referência à aranha marrom.

Pouco tempo depois da formação da equipe, o Curitiba Brown Spiders passou a disputar amistosos contra times do Paraná e Santa Catarina. Em 2005 e 2006, participou do torneio Sul Bowl e foi campeão das duas edições.

No final de 2006, o Curitiba Brown Spiders foi o primeiro time brasileiro a adquirir equipamentos de proteção oficiais da NFL, algo inédito para times brasileiros, e se colocou à disposição das outras equipes para jogos amistosos.

Fruto de um esforço conjunto de sua diretoria e seus atletas, em abril de 2007 o Curitiba Brown Spiders já contava com cerca de 30 kits novos de shoulder pads, capacetes e protetores para membros inferiores. Os equipamentos são da marca Riddell, a fornecedora oficial de itens de proteção para a NFL.
Por ser o pioneiro do chamado futebol americano full pads no Brasil, o Curitiba Brown Spiders não realizou jogos oficiais até o quarto bimestre de 2008, pois não havia adversários. Nesse meio tempo, a diretoria do time ajudou a viabilizar, inclusive, a compra de equipamentos por parte de outras equipes brasileiras. Durante esse período, o Curitiba Brown Spiders contou com uma importante adição ao seu elenco, um Coach Americano.

No dia 25 de outubro de 2008, o Brown Spiders enfrentou o Barigui Crocodiles no que seria o primeiro jogo de futebol americano com equipamentos oficiais de proteção – idênticos aos usados nos Estados Unidos – em território brasileiro. Com vasta cobertura da imprensa regional, nacional e especializada, e plateia de aproximadamente 2,5 mil pessoas, o Brown Spiders venceu o Barigui Crocodiles por 33 a 10.

Seguindo a tendência de união de forças, que muitas vezes é necessária para fortificar e se tornar uma equipe competitiva e forte, o Curitiba Brown Spiders – pioneira no full pads e uma das equipes mais tradicionais do Brasil – entrou em negociações com a equipe do UFPR Legends para a criação de um novo time, com intuito de ser ainda maior no Futebol Americano Paranaense e Brasileiro. Com isso as negociações tornaram-se muito mais simples e a partir do dia 01 de novembro de 2014, surge a UFPR Brown Spiders, que nasce com nome e sobrenome grande, com jogadores de ponta e uma grande torcida. A equipe tem como o lema “Na União, a origem da nossa força! “. A parceria com a UFPR terminou no final de 2015, com isso o nome atual do time é Brown Spiders Futebol Americano.